Fátima Saadi :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Fátima Saadi

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Maria de Fátima Saadi nasceu em 12 de janeiro de 1955, no Rio de Janeiro, RJ. Residiu na França entre 1993 e 1994, onde realizou pesquisas para sua tese de doutorado. Esteve na França também em algumas outras curtas temporadas, nos anos de 1985, 1988, 1990 e 2006. Obteve bolsa do Bureau du Livre para estadia neste país e preparação de suas traduções de Os negros e Os biombos, de Jean Genet (1998), e de O filho natural, de Diderot (2004). Em 2003, passou dois meses em Berlim com bolsa do Goethe Institut. Em 2004 e em 2006, retornou à Alemanha para seguir cursos de alemão no Goethe Institut de Munique. Em 2005, concluiu o curso de Espanhol e foi aprovada no DELE Superior (Diploma Español Lengua Estranjera, da Universidade de Salamanca).

Formou-se em Psicologia na PUC-RJ (1977) e em Teoria do Teatro na UNIRIO (1980), onde lecionou de 1982 a 1991, ano em que passou a integrar o Teatro do Pequeno Gesto, no qual trabalha como Dramaturgista e pelo qual ministra oficinas teóricas em várias cidades do país. Especializou-se em Estética/Filosofia da Arte no IFCS-UFRJ (1981). Concluiu o mestrado (1990) e o doutorado (1998) em Comunicação e Cultura (História dos Sistemas de Pensamento) na Escola de Comunicação da UFRJ.

Começou a traduzir em 1975, num curso profissionalizante de tradutor-intérprete da Aliança Francesa do Rio de Janeiro. Em 1985, começou a traduzir peças de teatro, por encomenda de diretores que desejavam montar espetáculos a partir de textos estrangeiros cuja tradução para o português ainda não existia. 

Já traduziu textos do francês, alemão, inglês, italiano e espanhol; atualmente trabalha prioritariamente com o francês, espanhol e alemão, neste último caso, com textos muito específicos, ligados a sua pesquisa de doutorado.

Sua atividade como tradutora esteve sempre vinculada ao teatro, sua ocupação principal. Traduz, em geral, peças de teatro para a companhia na qual trabalha e, sob encomenda, para outros diretores, e ensaios sobre teatro e estética, sobretudo para a revista Folhetim Teatro do Pequeno Gesto, da qual é editora.

Sua tradução de A peça e o prólogo, de Diderot, foi premiada no Concurso Universitário promovido pela Xerox do Brasil e pela Editora Cone Sul em 2001.

Verbete publicado em 3 de May de 2007 por:
Dina Omar
Marie-Hélène Catherine Torres

Bibliografia

Traduções Publicadas

Peças de teatro

Beckett, Samuel. "Ato sem palavras I e II, Sopro". [Por: Fátima Saadi].In: Arte e palavra n. 3, Rio de Janeiro, Forum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988, p. 37-44. Ato sem palavras I e II integraram o espetáculo Beckett, do Grupo Sobrevento. (Acte sans paroles I e II, Souffle)

Beckett, Samuel. "Todos os que caem". [Por: Fátima Saadi].In: Cadernos de Teatro do Tablado, n. 121. Rio de Janeiro: O Tablado, abr/mai/jun 1989, p. 24-37. Emissão pela Rádio MEC AM e FM, sob a direção de Antonio Guedes, no programa Palavras ao vento (1993). Encenada por André Pink no Espaço Cultural Sérgio Porto (1995) depois de temporada em São Paulo (1994). Leitura dramatizada, com a Companhia dos Atores, direção de Enrique Díaz, no Festival Beckett 100 anos, Centro Cultural Telemar (2006). (All that fall)

Diderot, Denis. A peça e o prólogo. [Por: Fátima Saadi]. São Paulo: Cone Sul, 2001. 90 p. (La pièce et le prologue ou Celui qui les sert tous et qui n' en contente aucun)

 Maluf Filho, Fauze; Guinsburg, J. Diderot: obras V - O filho natural e Conversas sobre O filho natural. [Por: Fátima Saadi]. São Paulo: Perspectiva. (Le fils naturel et Entretiens sur le Fils naturel)

Genet, Jean. Os biombos. [Por: Fátima Saadi]. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999. 222 p. Encenada por Antonio Cadengue com o Teatro de Seraphim, em Recife, 1995. (Les Paravents)

Genet, Jean. Os negros. [Por: Fátima Saadi]. Rio de Janeiro: 7Letras, 1998. 122 p. Encenada por Luiz Antonio Pilar no Centro Cultural do Banco do Brasil, em 2004. (Les Nègres)

Ibsen, Henrik. Pequeno Eyolf. [Por: Fátima Saadi & Karl Erik Schollhammer]. São Paulo: Editora 34, 1993. 80 p. Encenada por Paulo de Moraes, em 2004, no Centro Cultural da Justiça, Rio. (Lille Eyolf)

Ibsen, Henrik. John Gabriel Borkman. [Por: Fátima Saadi & Karl Erik Schollhammer]. São Paulo: Editora 34, 1996, 96 p. (John Gabriel Borkman)

Ibsen, Henrik. "Quando nós, os mortos, despertarmos; John Gabriel Borkman e O pequeno Eyolf". [Por: Fátima Saadi & Karl Erik Schollhammer]. In: Peças escolhidas I. Lisboa: Cotovia, 2006, 369 p. (Naar vi doede vaagner; John Gabriel Borkman e Lille Eyolf)

Lessing, G. Ephraim. Emília Galotti. [Por: Fátima Saadi]. São Paulo: Peixoto Neto, 2007.  (Emilia Galotti)

Maeterlinck, Maurice. Interior. [Por: Fátima Saadi]. In: Cadernos de Teatro do Tablado, n. 119. Rio de Janeiro: O Tablado, out/nov/dez 1988, p 24-29. (Intérieur)

Strindberg, August. Pai. [Por: Fátima Saadi]. São Paulo: Peixoto Neto, 2007. (Père)

Lenz, J.M.R. & Goethe, J.W. Notas sobre o teatro e Regras para atores. [Por: Fátima Saadi]. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. 86 p. (Anmerkungen übers Theater e Regeln für Schauspieler)

Ensaios

Alcandre, Jean-Jacques. "A astúcia de Galileu". [Por: Fátima Saadi]. Folhetim, n. 5. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, set-dez 1999, p. 2-21. (La ruse de Galilée)

Alcandre, Jean-Jacques. "As articulações do espaço teatral". [Por: Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 16. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan-abr. 2003, p. 8-27. (Les enjeux de l’espace théâtral)

Alcandre, Jean-Jacques. "Teatro e identidade coletiva. Teatro e interculturalidade". [Por: Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 22. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jul-dez 2005, p. 8-31. (Théâtre et identité collective. Théâtre et interculturalité)

Appia, Adolhphe. Conferência para Zurique. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 1998, p. 3-16. (Conférence pour Zurich)

Blanchot, M. "Traduzir". [Por: Ângela Leite Lopes & Fátima Saadi].In: Folhetim, n.17. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, mai-ago 2003, p. 8-15. (Traduire)

Féral, Josette. "Os gregos na Cartoucheri: a pesquisa das formas". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 14. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jul-set.2002, p. 10-43. (Les Grecs à la Cartoucherie: la recherche des formes)

Genet, Jean. "A estranha palavra..." [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 3. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan 1999, p. 3-14. (L’étrange mot de...)

Guénoun, Denis. A exibição das palavras: Uma idéia (política) do teatro. [Por Fátima Saadi]. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003. 80 p. (L’Exhibition des mots. Une idée (politique) du théâtre)

Guénoun, Denis. "Contágio e purgação". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 19. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan-jun 2004, p. 8-21. (Contagion et purgation)

Guénoun, Denis. "O ouvido só: sobre o pensamento de Shakespeare". [Por Fátima Saadi]. In:Folhetim n. 10. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, p. 4-21, mai-ago, 2001. (L’oreille seule: sur la pensée de Shakespeare)

Guénoun, Denis. O teatro é necessário? [Por: Fátima Saadi]. São Paulo: Perspectiva, 2004. 164 p. (Le théâtre est-il nécessaire?)

Guénoun, Denis. "Objeção ao retorno". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 8. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, set-dez. 2000, p. 4-17. (Objection au retour)

Lacoue-Labarthe, Philippe. "O paradoxo e a mimese" (p.159-179); "A coragem da poesia" (p. 277-299). [Por Fátima Saadi]. In: A imitação dos modernos. Org. Virginia de Araújo Figueiredo; João Camillo Penna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, 311 p. (Le paradoxe et la mimesis ; Le courage de la poésie)

Nancy, Claire. "A dor de Hécuba". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 6. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan-abr. 2000, p. 16-27. (La douleur d’Hécube)

Nancy, Claire. "A invenção de Medeia". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 12. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, p. 8-25, jan-mar. 2002. (L’invention de Medée)

Nancy, Claire. A razão dramática. Sobre o sentido grego de drama. [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 18. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, set-dez 2003, p. 8-27. (La raison dramatique. Sur le sens grec de drama)

Picon-Vallin, Béatrice. "No limiar do teatro: Meyerhold, Maeterlinck e A morte de Tintagiles" (p.9-21); "O ator poeta: abordagens do teatro meyerholdiano" (p. 23-52); "A encenação: visão e imagens" (p.83-111). [Por Fátima Saadi.]. In: A arte do teatro: entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2006. 144 p. (Au seuil du théâtre: Meyerhold, Maeterlinck, et La mort de Tintagiles; L’acteur-poète. Approches de l’acteur meyerholdien ; La mise en scène: vision et images) Coletânea de ensaios

Picon-Vallin, Béatrice. "Os novos desafios da imagem e do som para o ator. Em direção a um super-ator?" [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 21. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan-jun 2005, p. 6-21. (Les nouveaux défis de l’image et du son pour l’acteur. Vers um “super-acteur”?)

Ubersfeld, Anne. "A representação dos clássicos: reescritura ou museu". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 13. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, abr-jun 2002, p. 8-37. (Le jeu des classiques, réécriture ou musée)

Voss, Almuth. "Peça nova, boa nova. O que significam estréias no teatro". [Por Fátima Saadi]. In: Folhetim n. 20. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jul-dez 2004, p.8-21. (Neues Stück, neues Glück: was Uraufführungen am Theater bedeuten)

Traduções encenadas

Artaud, Antonin. Os Cenci. [Por Fátima Saadi]. Leitura dramática apresentada no Festival Teatro do Pequeno Gesto 10 anos - Espaço 3/Teatro Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 2001. (Les Cenci)

Beckett, Samuel. Improviso de Ohio. [Por: Fátima Saadi]. Encenada pelo Grupo Sobrevento no Espaço Cultural São Paulo (1993), no Espaço Cultural Sérgio Porto e na Aliança Francesa de Botafogo (1992) integrando o espetáculo Beckett. (Ohio Impromptu)

Genet, Jean. O funâmbulo. [Por: Fátima Saadi]. Encenada por João Denys, em Recife, em 2005. (Le funambule)

Marivaux. O jogo do amor e do acaso. [Por: Fátima Saadi]. Encenada pelo Teatro do Pequeno Gesto, direção de Antonio Guedes - Museu da República, 1998. (Le jeu de l’amour et du hasard)

Veronese, Daniel. Open House. [Por: Fátima Saadi]. Encenada por Antonio Guedes, com os alunos do curso de Formação de Ator da Universidade, 2005. (Open House)

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.