Tatiana Salem Levy :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Tatiana Salem Levy

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Tatiana Salem Levy nasceu em 24 de janeiro de 1979 em Lisboa, mas mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas 9 meses de idade. Ao longo de sua vida, morou em diferentes países, entre eles, Estados Unidos e França. Além de escritora, é tradutora da língua francesa e inglesa.

Graduada em Português-Literaturas e Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Estudos da Literatura pela PUC - Rio, iniciou seu ofício como tradutora em 2004. Teve acesso às línguas com as quais trabalha através de viagens ao exterior e de sua formação acadêmica.

Além de traduções literárias, realiza traduções acadêmicas. Para ela, um bom tradutor deve escrever bem na língua de chegada, além de dispor de tempo e paciência. Eventualmente escolhe as obras que traduz, baseando-se em temas específicos de seu interesse e, em vista disso, busca meios para traduzi-las.

Dentre as traduções mais representativas de sua atividade estão a biografia de Hannah Arendt, escrita por Laure Adler, além dos dois romances de Stéphane Audeguy.

Sua atividade como escritora já rendeu duas publicações: A Experiência de Fora (Relume Dumará, 2003) e A Chave de Casa (Record, 2007), sendo este último base de sua tese de doutorado, que tinha como tema ‘o corpo do imigrante na literatura’.

O nome desta escritora e tradutora está presente na antologia “25 mulheres que estão fazendo a literatura brasileira’ (Record, 2004), de Luiz Ruffato, através da qual é possível reconhecer a grande importância de suas publicações no panorama da literatura nacional.

Verbete publicado em 17 de June de 2008 por:
Carolina Zarth
Marie-Hélène Catherine Torres

Bibliografia

Traduções Publicadas

Goodman, David; Goodman, Amy, Corrupção à Americana. [ Por: Tatiana Salem Levy]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. ( The Exception To The Rulers), ficção estrangeira.

Adler, Laure.  Nos passos de Hannah Arendt. [Por : Tatiana Salem Levy]. Rio de Janeiro: Record, 2007.(Dans les pas de Hannah Arendt), biografia.

Audeguy, Stéphane. Filho Único. [Por: Tatiana Salem Levy]. Rio de Janeiro: Record, 2008. (Fils Unique), romance.

Audeguy, Stéphane, A teoria das nuvens. [Por: Tatiana Salem Levy]. Rio de Janeiro: Record, 2009. (La théorie des nuages), romance.

Grimbert, Philippe. Um segredo. [Por: Tatiana Salem Levy]. Rio de Janeiro: Record, 2009. (Un Secret), romance.

Obra própria

Levy, Tatiana Salem. A Experiência de Fora, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

Levy, Tatiana Salem. A Chave de Casa. Rio de Janeiro: Record, 2007. Ficção Brasileira – romance.

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.