Ronald Kyrmse :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Ronald Kyrmse

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Ronald Kyrmse nasceu em Curitiba, Paraná, em 30 de abril de 1952, e mora em São Paulo desde 1975. É professor, engenheiro, fiscal da Fazenda, tradutor e pesquisador. Diplomou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, em 1974, e cursou Direito na Universidade de São Paulo, em 1997. Conquistou o Certificate of Proficiency in English da University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, USA e obteve o Diplôme Supérieur de Langue et Littérature Françaises (3e Degré) da Université de Nancy, França em 1972.

De 1960 a 1980, Ronald visitou e viveu na Alemanha, Estados Unidos e no Reino Unido. É fluente em português, inglês e alemão, além de dominar o espanhol e o francês. Quando criança, falava o alemão na casa de seu avô, alemão imigrado, porém não naturalizado. O inglês, adquiriu através de seu pai. Estudou francês na Aliança Francesa, aprendeu o espanhol e o holandês por analogia, e o esperanto pelo Esperanto Sem Mestre de F.V. Lorenz. A sua preferência ao fazer as traduções é pelo inglês e alemão.

Trabalhou no Grupo BASF no Brasil, no Makro Atacadista S/A e na General Motors do Brasil Ltda. como gerente de Recursos Humanos (gerente de Educação & Treinamento na General Motors do Brasil) e desde 2006 é Assistente Fiscal na Fazesp – Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Ronald Kyrmse se lançou na tradução há duas décadas com a obra Goethe e o Cristianismo de Helmut Thielicke e traduziu para a Martins Fontes J.R.R.Tolkien: uma Biografia, de Humphrey Carpenter, em 1992, esgotado no Brasil. Ele é um dos aficionados que fala de acontecimentos da Terra Média no romance O Senhor dos Anéis, com a familiaridade de quem vive lá, dentro da história. O tradutor de obras da mitologia tolkieniana e conhecedor dos idiomas élficos coordenou e revisou a tradução de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion e em 2008 lançou a tradução de As Aventuras de Tom Bombadil. Publicou seu próprio livro sobre o autor – Explicando Tolkien – em 2003.

Verbete publicado em 28 de March de 2009 por:
Lilia L. C. Agnes
Andréia Guerini

Bibliografia

Traduções Publicadas

Carey, John. Os Intelectuais e as Massas. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Ars Poética, 1993. (The Intellectuals and the Masses ).

Carey, John. A Efígie Violenta. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Ars Poética, 1992. (The Violent Effigy).

Carpenter, Humphrey. R.R.Tolkien: uma Biografia. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 1992. (J.R.R.Tolkien: A Biography).

Clark, Ron. A Arte de Educar Crianças. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Sextante, 2005. (Essential 55).

Colbert, David. O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Sextante, 2002. (The Magical Worlds of The Lord of the Rings).

Duriez, Colin Tolkien e Lewis: o Dom da Amizade. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Nova Fronteira, 2006. (Tolkien and C.S.Lewis: The Gift of Friendship).

Fonstad, Karen Wynn. O Atlas da Terra-média. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (The Atlas of Middle-earth).

Lynn Roa. O Assassino e a Musa. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Francisco Alves, 2001. (The Assassin and the Muse).

Lynn Roa. Jogo de Aventuras Senhor dos Anéis: As Diretrizes, O Amanhecer Chega Cedo, Mais Escuro que a Escuridão. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Ediouro, 1995. (Guidelines; Dawn Comes Early; Darker than the Darkness).

Lynn Roa. Série Aventuras na Terra-média: Um Espião em Isengard, Traição no Abismo de Helm, Minas de Moria, Em Busca do Palantír.[Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Ediouro, 1994-1995. (A Spy in Isengard; Treason at Helm’s Deep; Mines of Moria; Search for the Palantír).

Murray, Andrew. Perguntas e Respostas sobre o Universo de Tolkien. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 2003.(The Tolkien Quiz Book).

Thielicke, Helmut. Goethe e o Cristianismo. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Ars Poética, 1992. (Goethe und das Christentum).

Tolkien, John Ronald Reuel. Contos Inacabados. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Unfinished Tales).

Tolkien, John Ronald Reuel. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 1994 e 1999. (Revisão técnica e coordenação de traduções de Ronald Kyrmse). (The Lord of the Rings; The Hobbit; The Silmarillion).

Tolkien, John Ronald Reuel. As Aventuras de Tom Bombadil. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (The Adventures of Tom Bombadil).

Tolkien, John Ronald Reuel. Sobre Histórias de Fadas. [Por Ronald Kyrmse]. São Paulo: Conrad, 2006. (On Fairy-Stories).

Obra própria

Kyrmse, Ronald. Explicando Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.