Mario Fondelli :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Mario Fondelli

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Mario nasceu em Florença, Itália, onde passou os primeiros dezessete anos da sua vida e para onde voltou depois de morar por dois anos no Brasil. Depois de algum tempo, retornou ao Brasil, onde atualmente reside. Dentre os lugares onde morou destacam-se a Inglaterra, o México e a Tunísia.

Estudou Arquitetura (Itália), Gemologia (Rio de Janeiro), Jornalismo e Publicidade (Itália), Macroeconomia (México) e Filosofia (Rio de Janeiro e Cidade do México). Começou a traduzir por acaso no ano de 1968, no México. Hoje, além de ser tradutor-intérprete e de exercer outras atividades profissionais, tem tido como principal atividade a tradução literária. Além do português, do italiano e do espanhol, também usa o inglês e o francês como instrumentos de trabalho. O que o levou a aprender tais línguas foi o grande número de viagens que fez, seus empregos e muita curiosidade por aprendê-las.

Além de literatura, Mario traduz obras de Psicologia, Filosofia, Psicanálise e Semiologia. Já traduziu cerca de noventa obras, das quais setenta e duas foram publicadas, como por exemplo: O conhecimento da dor, de Gadda (Rocco); Aldabra, de Gandolfi (Rocco); Hamlet e Romeu e Julieta, de Shakespeare (Polo Editorial do Paraná); A origem das espécies, de Darwin (Clássicos Econômicos Newton).

Em 1988, ganhou o Prêmio dos críticos literários de São Paulo com a tradução do livro O conhecimento da dor; e em 2004, ganhou o Prêmio de literatura infanto-juvenil com a tradução Aldabra.

Verbete publicado em 20 de July de 2005 por:
Fernanda Biagini Verçosa
Andréia Guerini

Bibliografia

Traduções Publicadas

 

Gadda, Carlo Emilio. O conhecimento da dor. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. (La cognizione del dolore).

Gandolfi, Silvana. Aldabra, A tartaruga que amava Shakespeare. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. (Aldabra. La tartaruga che amava Shakespeare)

Giusti, Edoardo. A arte de reencontrar-se: antes de procurar o outro. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. (Ritrovarsi).

Moravia, Alberto. A mulher leopardo. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. (La donna leopardo).

Alberoni, Francesco. Genese. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. (Genesi).

Nietzsche, Friedrich Wilhelm. O anticristo: maldição do cristianismo. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Newton Compton Brasil, 1996.

Randazzo, Sal. A criação de mitos na publicidade: como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. (Mythmaking on Madison Avenue: how advertisers apply the power of myth & simbolism to create leadership brands).

Bufalino, F. As mentiras da noite [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1989. (Le menzogne della notte).

Brancati, Vitaliano. Don Giovanni na Sicília. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. (Don Giovanni in Sicilia).

Gadda, Carlo Emilio. A Adalgisa. Quadros milaneses. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro, 1994. (L'Adalgisa).

Sciascia, Leonardo. O dia da coruja. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. (Il giorno della civetta).

Tabucchi, Antonio. Anjo Negro. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. (L'agelo nero).

Tamaro, Susanna. Vá aonde seu coração mandar. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. (Va dove ti porta il cuore).

Hipócrates. Aforismos. [Por: Mario Fondelli]. Curitiba: Posigraf, 1992. (Aphorismi Hippocratis graece et latine).

Manfredi, Valerio Massimo. Alexandrós. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Faludi, Susan. O contra-ataque na guerra não declarada... [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. (Backlash : the undeclared war against american women).

Shakespeare, William. Romeu e Julieta. [Por: Mario Fondelli]. Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997. (Romeo and Juliet).

Shakespeare, William. Hamlet: príncipe da Dinamarca. [Por: Mario Fondelli]. Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997. (Hamlet).

Sharpe, Tom. Cambada de arruaceiros. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. (Riotous assembly).

Darwin, Charles. A origem das espécies. [Por: Mario Fondelli]. Rio de Janeiro: Clássicos Econômicos Newton, 1996. (On the origin of species).

 

 

Obra própria

 

Fondelli, Mario. Cartografia Numerica I. Bologna: Pitagora, 2000.

Fondelli, Mario. Trattato di fotogrammetria urbana e architettonica. Roma: Laterza, 1992.

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.