Joyce R. Ferraz :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Joyce R. Ferraz

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Joyce Rodrigues Ferraz Infante nasceu em 09 de março de 1966, em São Paulo. Professora, consultora, escritora e tradutora diplomou-se Bacharel em Filosofia, Ciência e Letras. Licenciada em Letras cursou o Mestrado em Letras Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana e em 2004 concluiu o doutorado com o trabalho em espanhol O Lugar do Esperpento: Ramón del Valle-Inclán como encenador no contexto do teatro europeu moderno pela Universidade de São Paulo. Além do português, Joyce R. Ferraz domina o inglês e o espanhol, que aprendeu na graduação em Letras. E enquanto morou na Espanha, verteu para o espanhol a Constitución del Estado de São Paulo em 2003.

Em 1991, após o Seminário Internacional Literatura e História na América Latina, Joyce R. Ferraz recebeu o convite do Centro de Estudos Latino-americanos Ángel Rama, USP, para traduzir os textos enviados pelos conferencistas estrangeiros em língua espanhola e que resultou na sua primeira tradução: Literatura e História na América Latina, em 1993. Mais tarde, Luzes de Boêmia Esperpento.

Joyce R. Ferraz traduz, principalmente, obras literárias que as editoras lhe oferecem, mas também textos técnicos e histórias em quadrinho.

Atualmente se dedica à docência na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, e projeta continuar a tradução de obras não publicadas da literatura espanhola em português.

Verbete publicado em 10 de April de 2008 por:
Lilia L. C. Agnes
Andréia Guerini

Bibliografia

Traduções Publicadas

Valle-Inclán, Ramón de. Luzes da boêmia (esperpento). [Por: Joyce R. Ferraz]. Brasília: Thesaurus/Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de España, 2001. (Luces de bohemia).

Cherniavsky, Daniel.Sonhadoras,  coquetes & ardentes. [Por: Joyce R. Ferraz]. São Paulo: Beca, 1999. Col. Denise Reijtman.

Obra própria

Capítulos de livros publicados

Vargas Llosa, Marío. "Martorell e o Elemento Agregado en Tirant Lo Blanc". In: Cult-Revista Brasileira de Literatura, nº 18, p. 28 a 37, jan/99,.

Botey, Josep Marìa. "Cidade e Patrimônio histórico". In: Urbs, nº 6,  p. 34 a 38, mar/98.

Molloy, Sylvia. "Decadentismo e ideologia: economias de desejo na América hispânica finissecular". In: Chiappini, Lígia; Aguiar, Flávio Wolf de (org.). Literatura e história na América Latina. São Paulo: EDUSP,   p.13-36, 1993. 

Mignolo, Walter. "Lógica das diferenças e política das semelhanças da literatura que parece história ou antropologia, e vice-versa". In: Chiappini, Lígia; Aguiar, Flávio Wolf de (org.). Literatura e história na América Latina. São Paulo: EDUSP,   p.115-135, 1993. 

SARLO, Beatriz. "Arlt: cidade real, cidade imaginária, cidade reformada". In: Chiappini, Lígia; Aguiar, Flávio Wolf de (org.). Literatura e história na América Latina. São Paulo: EDUSP, p. 223-234, 1993.

PIZARRO, Ana. "Ángel Rama: a lição intelectural Latino–Americana". In: Chiappini, Lígia; Aguiar, Flávio Wolf de (org.). Literatura e história na América Latina. São Paulo: EDUSP, p. 243-253, 1993.

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.