Emanuel Araújo :: DITRA - Dicionário de tradutores literários no Brasil :: 
Dicionário de tradutores literários no Brasil


Emanuel Araújo

Perfil | Excertos de traduções | Bibliografia

Professor, historiador, editor e tradutor, Emanuel Oliveira de Araújo nasceu em Aracaju, Sergipe, em 24 de dezembro de 1942 e faleceu em Brasília, Distrito Federal, em 15 de junho de 2000. Graduou-se em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1965 e obteve o título de Mestre em História Antiga pela Universidade de Brasília (UnB) em 1968, concluindo também ali, no ano seguinte e na mesma área, o seu doutoramento. Na última dessas instituições, consolidou sua carreira docente, integrando o Departamento de História de 1968 a 1971 e de 1989 até sua morte. Seu afastamento compulsório do magistério no início da década de 1970 deu-se por motivos políticos. Em decorrência disso, em 1972 fixou-se na cidade do Rio de Janeiro, onde atuou como editor principalmente na Fundação Getúlio Vargas, no Arquivo Nacional e na Bloch Editores. A experiência nessa área resultou na obra A construção do livro: princípios da técnica de editoração (1986) e também lhe valeu mais tarde o convite para trabalhar na Editora UnB, da qual foi diretor e presidente do conselho editorial.

Sua atuação como historiador contemplou pesquisas sobre a cultura clássica, a antiguidade oriental e o Brasil colônia. Deu especial atenção às civilizações judaica e egípcia, desenvolvendo também um amplo estudo sobre as raízes laicas da sociedade luso-tropical.

Tradutor ocasional, Araújo dominava, além de algumas línguas estrangeiras modernas, o grego clássico, o latim, o hebraico e o egípcio. Certamente é o pioneirismo da tradução direta da literatura do Egito Antigo a sua maior contribuição como tradutor. Os frutos desse trabalho materializaram-se em volume com a publicação do Papiro dramático do Ramesseum (1974), texto prototeatral composto durante o reinado de Senusret I (c. 1971-1926 a.C.), e da coletânea de prosa e poesia Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico (2000, póstumo).

Verbete publicado em 2 de December de 2010 por:
Marcelo Bueno de Paula
Andréa Lúcia Paiva Padrão

Bibliografia

Traduções Publicadas

PAPIRO dramático do Ramesseum. [Por: Emanuel Araújo]. São Paulo: ECA-USP, 1974. 112 p.

 

GARELLI, Paul. O Oriente Próximo asiático: das origens às invasões dos povos do mar. [Por: Emanuel Araújo]. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1982. v. 1. 347 p. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais: História: Série Nova Clio). (Le Proche-Orient asiatique: ses origines aux invasions des peuples de la mer, 1969).

 

______; NIKIPROWETZKY, Valentin. O Oriente Próximo asiático: impérios mesopotâmicos, Israel. [Por: Emanuel Araújo]. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1982. v. 2. 338 p. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais: História: Série Nova Clio). (Le Proche-Orient asiatique: les empires mésopotamiens, Israël, 1974).

 

TRAUNECKER, Claude. Os deuses do Egito. [Por: Emanuel Araújo]. Brasília: UnB, 1995. 143 p. (Les dieux de l’Égypte, 1992).

 

ARAÚJO, Emanuel (Org.). Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico. [Por: Emanuel Araújo]. Brasília/São Paulo: UnB/Imprensa Oficial-SP, 2000. 481 p. (Coleção Fontes Históricas).

Obra própria

ARAÚJO, Emanuel. O êxodo hebreu: raízes histórico-sociais da unidade judaica. Brasília: UnB, 1970. 187 p.

 

______. Publicação de documentos históricos. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça/Arquivo Nacional, 1985. 46 pp. (Publicações Técnicas/AN, 43).

 

______. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro/Brasília: Nova Fronteira/Instituto Nacional do Livro, 1986. 674 p.

 

______. O teatro dos vícios: transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993. 362 p.

Apresentação | Créditos | Contato | Admin

ISBN:   85-88464-07-1

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Última atualização desta página

©2005-2022 - NUPLITT - Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução

Site melhor visualizado em janelas com mais de 600px de largura disponível.